
"And Then We Saw the Daughter of the Minotaur" (Fonte: Google Imagens)
Leonora Carrington foi uma pintora/escultora/escritora anglo-mexicana que fez parte marcante do icônico e revolucionário movimento Surrealista, que conta com alguns nomes bem conhecidos como Frida Kahlo, Tarsila do Amaral e Remédios Varo (suspiro!).
Mulher à frente do seu tempo – que contrariando seu círculo familiar e com uma história marcada por circunstâncias trágicas - não mediu esforços para realizar o sonho de se dedicar ao estudo da arte.

Retrato de Leonora (Fonte: Google Imagens)
A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo (embora aplicados a seu modo). Por meio do automatismo - ou seja, qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle - os surrealistas tentavam plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente.
Suas obras refletem esse mundo fantástico, com desenhos delicados e cores brilhantes. Figuras femininas, portais interdimensionais e seres imaginados representados com altíssima vividez que provocam nossos sentidos e sentimentos.

"The Meal of Lord Candlestick" (Fonte: Google Imagens)
Influenciada pelo íntimo contato com os temas do ocultismo e alquimia, Leonora conhecia muito bem o tarô e o enxergava para além do senso comum: um objeto que extrapolava o campo da adivinhação e flertava com a esfera do autoconhecimento e busca da evolução espiritual.

"The Old Maids" (Fonte: Google Imagens)
Com uma iconografia simbólica de múltiplas camadas, percebia semelhanças entre o manuseio do baralho e a história da arte: a possibilidade do contato com a psique e o mundo subjetivo. Produziu diversas telas utilizando referências das cartas, e inclusive, sua própria versão dos 22 arcanos maiores.

Cartas de Tarô (Fonte: Google Imagens)
Estes, em ressonância com o movimento Surrealista, dialogam com o espectador através de uma poética ilógica e não-verbal. Um portal para a esfera da experiência onde o tempo e o espaço são maleáveis.
Você conhecia essa mulher INCRÍVEL? Conta pra mim!
Yola Flores Isfer
Referências:
Leonora Carrington e a magia da pintura #VIVIEUVI - Disponível em Youtube.
Surrealismo - Disponível em: www.historiadasartes.com
Série Mulheres Artistas: Leonora Carrington - Disponível em: http://olondrinense.com.br/
Comentários